Quem faz

A Oficina de Cerâmica existe desde 1995, e desde então, tem por objectivo dar continuidade à criação artesanal de peças, recorrendo a técnicas ancestrais junto com as técnologias mais recentes. Descubra quem está por trás deste espaço e como se fazem estas peças.

 

Eduarda Fernandes nasceu em 1972 Torres Vedras, Portugal. Descendente de família de oleiros, avô materno e bisavô, durante sua infância a olaria foi lugar de brincadeira e mistério. Possivelmente esta ligação afetiva tenha direcionado eduardaseus estudos para o CENCAL, Centro de Formação Profissional para a Industria Cerâmica, em Caldas da Rainha onde no ano 1990 a 1992 fez a sua formação, Técnica Industrial de Cerâmica.

Após seu retorno, colaborou com o Ceramista Francisco Lemos na produção de um baixo-relevo de grande dimensão.
Logo depois participa num Programa de Intercâmbios Petra II, realizado em Gerez de la Frontera, na " Escuela Ceramica Toty".

Em 1995 inicia atividade , começa por criar baixos-relevos da cidade de Torres Vedras. Surgem pedidos de municípios, que dão origem a coleções de réplicas de várias cidades. Trabalho este, que foi desenvolvido ao longo de anos, tendo como ultimo uma coleção de palácios de Sintra.

Em 1998 e 2001 Participa num projeto de cooperação entre Portugal e Cabo Verde, apoio ao desenvolvimento da cerâmica na ilha Boavista, Cabo Verde.

2013 Inicia uma nova fase do seu trabalho. Experimenta vidrados, explora a aplicação de metais solúveis assim como o ferro, cobre, manganez; os resultados muitas vezes imprevisíveis criam padrões surpreendentes que sao aplicados em seus modelos inspirados na natureza.
Atenta ao pormenor, amplia a visão do espetador, para pontos complexos e belos da criação.

Contacte-nos

Rua bela Vista 12A
Maceira
2560-079 Torres Vedras / Onde estamos
Tlm. 91 989 21 62 / info@oficinadeceramica.net